O envelhecimento é considerado um processo biológico e fisiológico, normal e gradual, específico para cada pessoa, onde é possível observar um declínio progressivo de aspetos físicos e cognitivos.
A Fisioterapia Geriátrica incida nas principais alterações biológicas decorrentes do processo de envelhecimento, como a diminuição da massa e força muscular, perda de mobilidade e alterações na coordenação e no equilíbrio que, consequentemente, condicionam a capacidade funcional para o desempenho das atividades de vida diária, comprometendo assim a autonomia e independência da pessoa idosa. A diminuição ou perda da capacidade funcional, pode levar problemas de mobilidade, maior risco de quedas ou acamamento prolongado, resultando em complicações que acarretam cuidados de longa permanência e alto custo.
A Fisioterapia Geriátrica baseia-se na prevenção, sendo fundamental para o idoso, pois dispõe de estratégias terapêuticas especificas para a manutenção da independência e autonomia funcional, podendo assim contribuir para o envelhecimento saudável e ativo.
Por outro lado, a Fisioterapia Geriátrica atua também na recuperação de consequências de quedas, como fraturas e dor, pós-operatórios ortopédicos (como próteses de anca ou joelho), artroses e outras patologias articulares e síndromes de imobilidade.
A Ceretir tem ao seu dispor uma equipa que proporciona aos seus utentes, nas instalações da clínica ou no domicílio, estratégias de fisioterapia, como treino de força, equilíbrio e marcha, que melhoram a sua funcionalidade e redução da dor, sendo estes os grandes objetivos de intervenção. É também promovido o ensino e educação, ao utente e seus familiares, de como realizar, por exemplo, transferências e posicionamentos, quais as posturas a adotar e qual o treino das atividades da vida diário.