psicologia educacional

A psicologia educacional foca-se nos processos de aprendizagem e nas dificuldades a eles inerentes promovendo o correto desenvolvimento humano através de técnicas de intervenção, que contribuem para a superação de dificuldades de aprendizagem e do insucesso escolar.

Esta valência está indicada para todas as crianças, adolescentes e adultos a quem sejam identificados sinais de alerta durante os processos de aprendizagem, com indicadores que não devem ser ignorados (como por exemplo, as dificuldades de leitura, de escrita, ao nível do vocabulário, do raciocínio lógico-matemático e da atenção/concentração) que podem ser indicadores de dificuldades de aprendizagem específicas.

São também despistadas eventuais dificuldades específicas de aprendizagem e diagnosticadas possíveis perturbações do desenvolvimento, como a hiperatividade e o défice de atenção. Assim, uma intervenção precoce é fundamental para aumentar o potencial de desenvolvimento cognitivo da pessoa, sobretudo quando se trata de crianças até à idade escolar e em risco de adquirir um atraso no desenvolvimento.

Os técnicos da Ceretir são especializados na prevenção, despiste, diagnóstico e prevenção e tratamento de alterações no desenvolvimento da pessoa, nunca descorando todo o meio socio-ambiental que a envolve.